fevereiro 12, 2011

San Valentino: Pudim de Arroz Veneziano

Segunda-feira agora, dia 14 de fevereiro, é dia de São Valentino e, em muitos países, é comemorado o Dia dos Namorados. A Itália é um desses países.


Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem invisual, Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
Procurei por alguma receita “típica” desta data, mas o que consegui foram receitas com ingredientes que sempre remetem ao romantismo: morangos, chocolates, maçãs... Nada de específico, exceto as formas em coração.

Sendo assim, decidi postar a primeira receita de San Valentino baseada no que o meu namor(ido) gosta.

Uma das sobremesas que ele mais curte é “arroz de leite” (arroz doce) e isso me foi dito já no nosso primeiro encontro, mas confesso que raramente faço para ele.

Então, para o meu Valentino: Pudim de Arroz Veneziano.
(Do livro 200 receitas fáceis de fazer - Louise Pickford)

Ingredientes

75 gramas de uvas-passas
03 colheres (sopa) de licor – Usei Colheita Tardia da Aurora
600 ml de leite semidesnatado quente
150 ml de creme de leite fresco
2 colheres (chá)
50 gramas de açúcar
01 colher (chá) de canela em pó
Raspas de 01 limão siciliano
125 gramas de arroz arbório

Coloque as passas em uma tigela com o licor. Deixe de molho enquanto prepara o risoto. Ponha o leite, o creme de leite, a essência de baunilha, o açúcar, a canela e as raspas de limão em uma panela. Deixe no fogo alto até ferver. Adicione o arroz à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por 20-30 minutos, até o arroz ficar cremoso, porém com os grãos ainda firmes. Retire do fogo, junte as passas e o licor. Misture. Sirva quente ou frio.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Valentim e palavrassussurradas.wordpress.com (imagem de S. Valentim.)

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search