fevereiro 17, 2011

Pão de Nata

Ontem eu queria muito fazer um pão. Estou na minha fase confeiteira e padeira e só penso em, literalmente, colocar a mão na massa.

O problema é que no quesito pão eu sou bem limitada. Tenho a minha receita de pão caseiro, mas não era ela que eu queria. Fui buscar uma inspiração no livro 1001 Comidas para provar antes de morrer, pois ele traz possibilidades nunca antes pensadas, nunca antes executadas. Então me deparei com uma série de pane carasau, barbari, sourdough, challah, butterzopf e hardough. Preparos imediatos ou de mais de 07 horas. Execuções extremamente simples, outras muito, muito complexas.

Busquei ali, busquei aqui e acabei optando pela receita do blog Cozinha é Poesia de pão de nata, pois precisava mesmo utilizar meio pote que havia na geladeira.

Pão de Nata Cozinha é Poesia

Ingredientes – Para ½ receita

½ pacote de fermento biológico instantâneo (5 gramas)
01 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ½ colher (sopa) de açúcar
01 colher (chá) de sal
100 ml de leite
100 ml de nata (creme de leite fresco)
2 ½ xícaras de farinha

Em uma tigela misture o leite, a nata, a manteiga, o sal e o açúcar. Em outra tigela grande misture o fermento e 2 xícaras de farinha. Junte a mistura líquida com a seca, mexa com uma colher de pau e passe a massa para uma bancada. A receita pede para amassar assim: Trabalhe a massa empurrando a massa para cima com a palma da mão e puxando-a para baixo com os dedos, como se estivesse “rasgando” a massa até que ela mude a coloração ficando mais clara e de aspecto rendado. Só então comece a acrescentar o restante da farinha aos poucos, trabalhando a massa com as mãos e com o auxílio de uma espátula. Amasse por 15 minutos, ela deve resultar em uma massa elástica. Faça uma bola com a massa, unte com óleo e envolva com filme PVC e deixe crescer por 1h em lugar morno. A massa deve dobrar de volume e talvez, demore mais que uma hora se o dia estiver mais frio. Depois de crescida, leve a massa para a bancada novamente e pressione com as mãos para retirar todo o ar. Modele a massa, coloque em uma forma para pão polvilhada com óleo e farinha e aguarde que dobrede tamanho novamente. Pré-aqueça o forno a 180º C 15 minutos antes de colocar a assar. Coloque no forno e retire quando a casca estiver dourada o com o som oco – dê uma batidinha na casca. Retire do forno e da forma e deixe esfriar (ou não!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.