janeiro 12, 2011

Picolé de uva para a Manu e Sorbet de Lichia para mim

Maternidade para mim é um lugar longínquo que eu não desejo visitar. Então, se algum desejo incosciente se manifesta ele apela para a minha sobrinha de 04 anos.

A Manuella não é uma criança toda fofa e meiga, bem pelo contrário, é uma criança arisca, mas comigo ela é um doce. E, embora nossos primeiros contatos tenham sido meio traumáticos, hoje geralmente são bem legais (a primeira vez que fiquei com ela a criança chorou por 5h seguidas. Um choro sentido, magoado. Depois cansou e dormiu soluçando e quem caiu no choro fui eu. Um choro cansado, inexperiente).

Eu sou aquela tia chata que diz “escova-os-dentes-lava-as-mãos-antes-de-comer-não sai-para-a-rua-come-na-mesa-não-grita-no-corredor”. Mas também sou aquela tia legal que lê-historinhas-faz-cosquinhas-brinca-de-pega-pega-tem-caixa-de-brinquedo-em-casa-e-vê-cocoricó.

Convidei a Manu para dormir aqui em casa ontem e perguntei o que ela gostaria de comer. Ela prontamente: Picolé e sorvete. Eu: não, picolé e sorvete não é comida-comida, é sobremesa. Comida é arroz, feijão, massa, pizza, sopa... A pirralha deu uma gargalhada e: “não, comida é picolé e sorvete”.

Não fiquei teorizando sobre alimentação com a criança até porque se ficasse discutindo muito eu acabaria cedendo que sorvete é comida, pois muitas vezes eu mesmo já substituí almoços por taças bem generosas de sorvete. Sendo assim, picolé de uva para ela e sorbet de lichia para mim.

Ela comeu o picolé quando chegou e ainda pediu o sorvete de lichia, fez o primeiro bolo de chocolate na sua batedeira (quem deu? quem deu?), brincamos, olhamos desenhos, jantamos e ela acabou indo embora. Não quis dormir aqui.


Picolé de uva da Manu

Ingredientes

01 quilo de uvas pretas
02 xícaras de água
Açúcar a gosto

Retire as uvas do cacho e as lave bem. Coloque a água e as uvas em uma panela alta e leve ao fogo. Deixe ferver por 30 minutos. Peneire o suco e deixe esfriar. Adoce a gosto e coloque em forminhas para picolé. Leve para o congelador por 2 horas.


Sorbet de Lichia
(Daqui)

700 gramas de lichias frescas
100 gramas de açúcar
200 ml de água
01 clara
01 pitada de sal

Retire as cascas e as sementes das lichias. Liquidifique a polpa por 1 minuto. Reserve. Em uma panela coloque a água e o açúcar, leve ao fogo alto por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio misture a polpa de lichia. Se você tem sorveteira processe o creme nela por 20 minutos. Se não tiver, leve o creme ao congelador por 3 horas mexendo a cada 30 minutos. Um pouco antes de fechar as 3h (ou os 20 minutos da sorveteira) bata a clara em neve bem firme com uma pitada de sal. Misture a polpa gelada à clara em neve e leve ao congelador por 20 minutos.


2 comentários:

  1. Uau!!
    Adorei as receitas. Nâo sou muito de sorvete, os seus ficaram cum uma carinha deliciosa.
    Quanto à crianças, eu tb não sou um adulto cute-cute com elas. As trato mais como adultos que como crianças, sem esquecer que são crianças, acho que vc entende. Mas que é legal levá-las para a cozinha dos seus pais, isso é, rss.
    Beijo pra vc e pra Manu (tb tenho uma sobrinha Manu)

    ResponderExcluir
  2. Tudo de bom...bem naturais...claro que elas amam!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.