janeiro 10, 2011

Dolce di ciliege – Artusi 677 [Bolo de Cerejas]

O dia amanheceu nublado e com um ventinho fresco hoje. “Dia perfeito para um bolinho”, pensei. E lá fui eu para a cozinha. No meio da execução da receita abriu um solaço e a temperatura deve ter subido alguns muitos graus.

O jeito foi continuar, e o calor sofrido (como sou dramática!) foi recompensado por este doce muito saboroso e que tem cara de outono.

Bolo de Cerejas - Dolce di ciliege – Artusi 677

“Por ser um doce caseiro é ótimo e merece ser descrito”

Ingredientes

200 gramas de cerejas cruas
100 gramas de açúcar de confeiteiro
50 gramas de pão de centeio
40 gramas de amêndoas
04 ovos - claras e gemas separadas
02 colher (sopa) de licor - Usei vinho do Porto
Aroma de baunilha ou casca ralada de um limão.

Pré aqueça o forno a 180º C

Rale o pão de centeio. Tire a pele das amêndoas* e pique-as em pedaços pequenos. Lave as cerejas, retire os caroços e as hastes. Batas as claras em neve bem firme. Unte com manteiga fria uma forma lisa e polvilhe com as amêndoas. Cuide para que todas as paredes da forma recebam a amêndoa e retire o excesso que não “grudou” na forma. Reserve.

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme espumoso. Acrescente o licor, a essência de baunilha (ou casca ralada de limão). Bata por mais alguns instantes. Acrescente o pão ralado e misture bem. Delicadamente acrescente à mistura as claras em neve e o restante das amêndoas. Coloque a mistura na forma previamente preparada e por último coloque as cerejas. Leve ao forno por 20 minutos.

 Para retirar fácil a pele das amêndoas: ferva 1 litro de água e coloque as amêndoas por 2 minutos. Enquanto isso molhe com água fria um pano limpo. Retire as amêndoas da água quente direto para este pano. Faça uma trouxinha e vá esfregando as amêndoas até sair a pele de todas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.