janeiro 19, 2011

A Abóbora que Virou Carruagem - Artusi 640

Sabem aquela propaganda do “Este é o inhame mais bonito que eu já colhi”? Vou me apropriar e dizer “Este é o doce mais bonito que eu já fiz”.

Ok, talvez não seja o mais “bonito” esteticamente falando (o meu bolo de aniversário ficou lindão), mas com certeza é o mais gostoso. Mais gostoso que um bolo de muitos chocolates? Sim.

Quando a gente diz “vou fazer um bolo de abóbora” duvido que o efeito seja o mesmo que “vou fazer um bolo de chocolate”. Justamente por surpreender é que ele é o mais saboroso que já pintou por aqui.


O legal em ter livros de culinária é que a receita está sempre ali. Fica quietinha esperando a nossa atenção. Depois de muitas lidas, consultas e relidas você topa com uma que nunca tinha percebido e é chegada a hora dela.

E foi exatamente o que aconteceu com este bolo. Depois de um ano estudando a obra de Pellegrino Artusi é que me dei conta da “torta di zucca gialla”.

Te dedico!

Torta di Zucca Gialla – Artusi 640 – Bolo de Abóbora Amarela

“Este bolo prepara-se no outono ou no inverno, quando a abóbora amarela é vendida pelos seus produtores.”

Ingredientes

01 quilo de abóbora
½ litro de leite
100 gramas de amêndoas sem a pele
100 gramas de açúcar
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de rosca – Usei farinha de trigo
02 ovos
01 pitada de sal
Canela em pó a gosto
Banha para untar a forma – Pode ser manteiga

Descasque a abóbora, tire as sementes e os filamentos. Rale a polpa sobre um pano limpo. Junte as pontas do pano, faça uma trouxinha e “torça” bem para que escorra boa parte do líquido da abóbora. Coloque a polpa para cozinhar no leite por mais ou menos 30 minutos (fogo baixo). Enquanto isso triture as amêndoas com o açúcar. Quando a abóbora estiver cozida acrescente todos os ingredientes, exceto os ovos. Misture bem, retire do fogo e deixe esfriar. Pré aqueça o forno em 180º C. Unte uma forma com banha. Quando o composto estiver frio acrescente os ovos e coloque na forma. A altura do bolo deve ser no máximo 3 cm. Asse em fogo baixo por aproximadamente 1h.


Segure a ansiedade e coma no dia seguinte, pois ele fica infinitamente mais saboroso.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

3 comentários:

  1. Olá,

    não conhecia seu blog, minha primeira visita e meu primeiro comentário.

    Adorei essa receita com abóbora, versão para bolo nunca nem pensei em fazer. Deixei separado aqui para colocar em prática.

    Voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani! Que bom que você gostou da minha cozinha. E como comadres se visitam, já passei na sua também. Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Carla, que receita maravilhosa, e muito fácil de fazer, adorei! Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search