dezembro 15, 2010

Zelten Trentino

Mais uma receita natalina italiana. Agora vamos para o norte da Itália com este bolo de frutas secas e rum.

O seu nome zelten vem do alemão selten, que significa raramente, pois este bolo é feito só no Natal. Ele tem duas versões bem conhecidas: a trentina e a do sul tirolês. A que faço aqui hoje é a trentina que, segundo as fontes pesquisadas, é mais leve, mais macia.

É rico em frutas secas e no seu sabor predomina o gosto do figo, que na hora que você for comprar, vai pedir por Figos Turcos, não figos secos, muito menos figos cristalizados. São coisas diferentes.

É fácil de fazer, mas o custo é um pouco mais elevado. Mas como o próprio nome já diz, é tão raramente que vale a pena.

Zelten Trentino
(daqui)

Ingredientes 

Para meia receita:

250 gramas de figos turcos
20 gramas de amêndoas
20 gramas de nozes
20 gramas de avelãs
20 gramas de pinoli
60 gramas de uvas-passas – brancas e pretas
150 ml de rum
02 ovos – claras e gemas separadas
01 gema para pincelar
40 gramas de manteiga
150 gramas de farinha
50 gramas de açúcar
150 ml de água morna
01 colher (sopa) de fermento em pó para bolo



Separe algumas frutas para decorar. Pique as frutas restantes em pedaços grandes. O figo, por exemplo, pode ser dividido em 5 pedaços. Em uma tigela misture todas as frutas secas picadas e regue com o rum. Reserve por 1h. Bata as claras em neve. Reserve. Peneire a farinha com o fermento. Reserve. Bata as gemas junto com o açúcar até resultar um creme amarelo claro. Derreta a manteiga cuidando para não ferver, e coloque no creme de gemas. Mexa com uma colher de pau até incorporar toda a manteiga. Acrescente as frutas e o rum mexendo sempre e acrescentando a água morna. Misture bem todos os ingredientes, tudo deve estar muito bem incorporado. Acrescente aos poucos a farinha peneirada com o fermento. Parece meio difícil de misturar tudo, mas mantenha a calma que tudo vai dar certo. Depois de tudo misturado acrescente as claras em neve cuidadosamente para que elas não percam as bolhinhas de ar, assim não perdemos a leveza do bolo. Unte uma forma com manteiga e farinha e coloque a massa. Use as frutas reservadas para decorar o bolo e pincele com 1 gema. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C. Asse por 1h, ou faça o teste do palitinho. Sirva frio.



O Papai Noel que aparece espiando esta receita foi um presente da Maria Cristina, a Cris, minha colega de sempre do Italiano na UFRGS e por quem eu tenho um carinho todo especial. Cris, obrigada pelo mimo, obrigada pelos colos tantos e por aguentar minhas choradeiras.  

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

Um comentário:

  1. Muito interessante essa receita. Gostaria de saber o tamanho da forma (altura e circunferência). Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search