dezembro 08, 2010

Passulate

Mais uma receitinha da série Natal 2010.

Passulate
é um doce natalino típico da Calábria e me lembrou muito um outro, do qual não sei o nome, que a avó calabresa de uma amiga faz. É um doce de gergelim e mel também assado na folha de limão. Uma gostosura! Aliás, espero em breve trazer esta receita para cá, pois já “me autoconvidei” para ajudar na próxima vez que ela fizer o doce.




Eu adorei o resultado que para mim era inevitável: juntar nozes, passas, amêndoas e mel é sucesso na certa!

Passulate – Doce de frutas secas e mel
(retirado daqui)

500 gramas de uvas-passas – Usei pretas e brancas
250 gramas de nozes
250 gramas de amêndoas
Casca ralada de 1 limão
½ xícara de mel
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de cravo em pó
¼ xícara de vinho doce – Usei vinho de sobremesa
Farinha o quanto baste - Usei mais ou menos ½ xícara.
Folhas de limão

Pique as uvas-passas, coloque em uma tigela grande e as regue com o vinho doce. Reserve. Retire a pele das amêndoas* e, juntamente com as nozes, pique tudo em pedacinhos. Acrescente às uvas-passas. Coloque a casca de limão ralada, a canela e o cravo em pó. Esquente o mel e, quando começar a ferver, retire do fogo e junte às frutas. Mexa bem para incorporar o mel. Junte farinha aos pouco para formar uma massa pesada, dura. Passe um pouco de farinha em uma superfície lisa e limpa. Abra a massa com um rolo na espessura de 0,5cm. Se a massa estiver um tanto mole passe farinha no rolo e na superfície da massa. Ficará mais fácil de abri-la. Unte uma assadeira com um pouco de azeite de oliva e coloque as folhas de limão limpas. Corte a massa em quadradinhos ou losangos. Um pedacinho para cada folha de limão. Leve ao forno e asse por 15 min. Sirva frio.


* Para retirar fácil a pele das amêndoas: ferva 1 litro de água e coloque as amêndoas por 2 minutos. Enquanto isso molhe com água fria um pano limpo. Retire as amêndoas da água quente direto para este pano. Faça uma trouxinha e vá esfregando as amêndoas até sair a pele de todas.

Fiz metade da receita e consegui 25 porções.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

  1. Deve essere una meraviglia!!! Ti faccio sapere quando faremo la giurgilena! Bacione!!!! Cuochissima!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search