dezembro 21, 2010

Melancia calada e garantida

Se existe uma fruta com cara de verão é a melancia. Quando começo a perceber que as barraquinhas de beira de estrada que no inverno vendem lenha começam a vender melancias é porque o verão está perto.

Melancia, pelo menos para mim, sempre foi uma fruta muito social. Ok, eu sei que hoje são vendidas em fatias nos mercados ou ainda em tamanhos mini, mas para mim tem cara de domingo escaldante em família onde um carroceiro passa na frente da casa gritando “Olha a melancia calada e garantida. Melancia.”

Meu pai comprava melancia assim (na verdade ainda compra) e colocava no tanque com água fresca. Depois de um tempo a gente se reunia em volta da fruta, ele cortava e cada um ficava bem feliz com sua fatia alla Magali. Sem esquecer o arremesso de sementes, lógico.

Agora, se você deseja uma maneira mais bonitinha de comer melancia a dica é esta receita. A primeira da série Estate in Cucina


Salada de Melancia
(Do livro Natureza para Comer)

Ingredientes

½ melancia média
¼ xícara de folhas frescas de hortelã picadas
¼ xícara de salsinha picada
¼ xícara de cebolinha picada
½ xícara de suco de limão
Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto

Com um boleador faça bolinhas com a polpa da melancia e coloque numa tigela. Faça um molho com o restante dos ingredientes e regue a melancia. Sirva bem gelado.

Dica: caso a mistura agridoce não lhe agrade, mantenha somente a hortelã e a melancia. É uma delícia muito refrescante.

2 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.