dezembro 17, 2010

Macedonia - Artusi 772

A minha saga com essas frutas começou no início da semana quando tive que mudar de planos em função da queda de temperatura e colocá-las no forno. Eu gosto de frutas assadas. Acho que sempre gostei. Gosto de frutas com a comida também. Nos churrascos o abacaxi com canela tem minha atenção especial, e se tiver uma laranja de umbigo... melhor ainda.

Minha avó paterna fazia uma conserva de uvas verdes (verdes mesmo, nada maduras) para comermos com carne assada. Eu era bem pequena, mas lembro dos potes grandes e cheios de bolinhas verdes. Os adultos adoravam, as crianças nem tanto. Um dia ainda faço esta conserva de gosto ácido e nostálgico.

Mas então, mesmo fazendo uma quantidade considerável de frutas ao forno ainda sobraram algumas e ontem aproveitei para fazer a Macedonia, ou se preferirem, Salada de Frutas.

A Macedonia é a receita Nº 772 do livro de Artusi e está na categoria “Sorvetes”.

Artusi sugere que após picadas e adoçadas com uma quantidade considerável de açúcar e suco de 1 limão, as frutas devem repousar por 30 minutos e depois levadas para congelar. Na época não existiam congeladores então a dica era uma caixa com gelo e sal. Depois de horas gelando, era só desenformar e servir este “bolo gelado e marmorizado”.

Eu não segui a receita, apenas piquei as frutas. Não adocei, pois aqui em casa não usamos açúcar em frutas, sucos e cafés, e não congelei, porque queria frutas para comer logo.

Me dei conta também que salada de frutas para mim obrigatoriamente tem que ter bananas. Salada de frutas sem bananas, não é salada de frutas! Ó, musa das frutas.


Em tempo: o nome Macedonia provavelmente é uma alusão à heterogeneidade do povo da Macedônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.