dezembro 29, 2010

Lenticchie passate per contorno – Artusi 415 [Purê de lentilhas]

Dizem que o costume de comer lentilhas na virada de ano para garantir prosperidade e sorte no ano que chega vem dos italianos. Assim, fui buscar uma receita com lentilhas "tipicamente italiana" que pudesse servir de sugestão para sexta-feira, e o que encontrei foi uma série de pratos substanciosos, untuosos e cheios de carnes, ou seja, pratos ótimos para as temperaturas baixas que faz na Itália nessa época . Ovvio!

Então procurei algumas receitas mais leves e achei saladas, sopas e várias outras receitas com cara de verão, mas como este blog é, antes de qualquer coisa, um blog com pretensões linguísticas, e não pude resistir a essa receita artusiana: “Passato di lenticchie"

Artusi era um cara que estava no meio do fogo cruzado de uma Itália recém unificada e traz, através da Ciência, várias reflexões linguísticas sobre esse novo Estado. Como não poderia deixar de ser, o léxico culinário italiano é repleto de estrangeirismos, principalmente do francês, assim há um esforço para mudar essa situação e criar a noção de identidade linguística, principalmente através da adaptação dos termos estrangeiros para o italiano (regional ou nacional).

O texto de Artusi reflete esse processo de maneira bem humorada, mas bastante sintomática:

“Esta receita se chamaria purée de lentilhas, mas Rigutini [linguista da época] adverte-nos de que a verdadeira palavra italiana é passato, aplicável a todos os tipos de legumes, batata, inclusive. Então, para fazer um “passado” e não um “presente” com lentilhas, coloque-as...”

Provavelmente o nome "passato" é dado aos purês pelo processo em que são feitos: eles são, literalmente, passados no passaverdura ,  um utensílio bem bacana (que quero loucamente!) que serve para "esmagar" os alimentos. 

Então, vamos ao nosso purê de lentilhas.


Lenticchie passate per contorno – Artusi 415

Ingredientes

500 gramas de lentilhas
20 gramas de manteiga
01 cebola pequena
¼ xícara de salsinha picada
01 talo de salsão (aipo) picado
01 cenoura pequena picada
300 ml de caldo de legumes
Sal e pimenta a gosto

Cozinhe as lentilhas com um pedaço da manteiga até que estejam macias, mas não desmanchadas. Escorra a água e passe as lentilhas em um processador ou liquidificador. Reserve. Em uma frigideira alta refogue com o restante da manteiga, a cebola, o salsão e a cenoura. Quando estiver bem dourado acrescente a salsinha picada e o caldo de legumes. Desligue depois de 5 minutos após começar a ferver. Coe e utilize este molho líquido para dar sabor ao purê, cuidando para que fique bastante consistente. Acerte o sal e sirva como acompanhamento para carnes ou até mesmo para torradinhas.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 


Um comentário:

  1. Que ideia maravilhosa! Um purê de lentilhas... Esta e a salada de erva doce com pera já estão anotadas, caso eu cozinhe algo no Reveillon... Feliz Ano Novo, bella! E que em 2011 continue nos encantando com tuas artes culinárias. Besitos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search