dezembro 06, 2010

Biscoitinhos de Gengibre (Gingerbread)

Aline pediu e eu fui atrás: biscoitinhos de Natal que pudessem servir para presentear os amigos.

É uma boa dica para esta época de delírio consumista. Vá para a cozinha, procure uma receita bacana e faça com bastante carinho para quem você gosta. Procure uma embalagem bonita, faça um bilhetinho sincero e presenteie.

Assim você economiza grana, faz um agrado autêntico, não enfrenta filas e ainda relaxa enquanto prepara a receita. Perfeito.


Biscoitos de Gengibre – (Gingerbread)
(retirado daqui)

350 gramas de farinha de trigo
160 gramas de açúcar
150 gramas de manteiga gelada
01 ovo
02 colheres (chá) de gengibre em pó
02 colher (chá) de canela em pó
01 colher (chá) de cravo da índia em pó
¼ colher (sopa) de noz moscada ralada na hora
01 colher (sopa) de bicarbonato em pó
01 pitada de sal


Em uma tigela grande peneire a farinha e o açúcar. Acrescente o restante dos ingredientes em pó. Misture. Acrescente o ovo e o mel e por último a manteiga cortada em pedacinhos. Se você utilizar um processador misture tudo com a velocidade média. Se fizer com as mãos, que é o meu caso, amasse bem a mistura até a manteiga ser incorporada por completo. Envolva a massa com PVC e deixe descansar na geladeira por 1h.

Pré aqueça o forno a 180º C.

Retire da geladeira a massa e a divida em dois pedaços. Um deles deve voltar para a geladeira. Forre uma assadeira grande com papel manteiga. Abra a massa em espessura de 4mm e corte com moldes de motivos natalinos. Asse por 10-15 minutos. Enquanto assa a primeira fornada, abra a segunda metade de massa e disponha em outra assadeira. O processo de abrir e cortar a massa não pode ser demorado, pois a massa amanteigada fica difícil de trabalhar quando esquenta. Se achar necessário molhe as suas mãos em água gelada e seque para que o calor das mãos não atrapalhe.

Para conservar os biscoitinhos deixe esfriar e coloque em uma lata ou pote muito bem fechado.

Um comentário:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.