novembro 15, 2010

Torta Svizzera - Artusi 583

Uma das coisas que me chamou atenção quando comecei a estudar o léxico gastronômico italiano foi o grande número de estrangeirismos, principalmente de língua francesa. Como Giovanna Frosini escreve, “a língua da culinária italiana tem um grande débito com a França”. Oui, oui! Mas não só com a França, mas também com “outros países Além Alpes”. O livro A Ciência na Cozinha é repleto de receitas “internacionais” que receberam um tratamento italiano. Artusi faz diversas considerações sobre isso, mostrando que a culinária italiana, como todas, nada mais é que um hibridismo de tantas outras, sejam elas cozinhas internacionais ou regionais.

Torta Svizzera – Bolo Suíço - Artusi 583

“Quer seja ou não suíço, eu o chamo assim, e perceberá que não é nada mau” -Artusi

Ingredientes:

Massa:

300 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
Uma pitada de sal
Raspas de casca de 1 limão

Recheio:

500 gramas de maçã cortada em cubinhos
100 gramas de açúcar
Canela em pó a gosto
200 gramas de manteiga derretida – Usei apenas 50 gramas*


Massa: junte a farinha, o sal e as raspas de limão com a manteiga. Amasse bastante até ficar uma massa homogênea. Se necessário use um pouco de leite morno para facilitar. Quanto menos leite, melhor. Deixe a massa descansar por 15 minutos.

Pré aqueça o forno em 200º C.

Lave, descasque e corte as maçãs em cubinhos. Reserve.

Com um rolo abra a massa com espessura de 0,5 cm e coloque em uma forma de fundo removível**. Espalhe as maçãs em cubinhos na massa e espalhe o açúcar e a canela. Regue as maçãs com a manteiga derretida e leve ao forno por 40 minutos.

Pode ser servido frio ou quente.


Antes do forno

Depois do forno


*Antes que a minha nutricionista interdite o blog optei em usar apenas 50 gramas de manteiga para o recheio do bolo.

**A forma que usei é grande (25 cm) e a massa não foi o suficiente para uma borda alta, então fiz um fundo mais consistente e as bordas mais baixinhas.

Rend.: 08 fatias

Um comentário:

  1. Carla, o teu blog está muito bom. As fotografias das tuas receitas são ótimas, os pratos perfeitos e lindos!! Eu estou gostando! Abração, Carla

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.