dezembro 01, 2010

Struffoli - Doce Napolitano de Natal

Dezembro chegou e com ele as receitas de Natal. E, mesmo eu sendo meio casmurra e avessa a este espírito natalino todo, não poderia deixar de postar algumas comidinhas tradicionais.

Começo então o Natal 2010 com esta receita simpaticíssima:
Struffuli, um doce típico da tradição napolitana.


A origem dos struffoli parece ser na Grécia Antiga e é do grego que, segundo alguns pesquisadores, derivaria o nome struffoli, mais precisamente da palavra “strongoulos”, ou seja, “de forma arredondada”. Para outros a palavra struffolo deriva de strofinare [esfregar], que é o gesto que faz quem trabalha com a massa para arredondá-la como uns bastõezinhos antes de cortá-las.

A receita é muito difundida pela Itália e assim recebe várias versões. Na Calábria se chama “cicirata” ou “turdiddi” na Umbria e em Abruzzo “cicerchiata” e em Palermo “strufoli”.

Eu estava de olho nesta receita desde que comecei a ler o Giallo Zafferano, mas nunca tinha me animado. Que besteira! Perdi tempo, pois é um doce muito fácil de fazer e o resultado é muito bom. Eu adorei a cor, a textura e o gosto.

Struffoli

(Retirado daqui Giallo Zafferano)

Ingredientes


Massa

400 gramas de farinha de trigo
40 gramas de açúcar
3 ovos + 1 gema
½ xícara de rum
60 gramas de manteiga em temperatura ambiente
Raspas de ½ casca de laranja e ½ casca de limão
01 pitada de sal

Óleo para fritar

Cobertura

1 xícara de frutas cristalizadas
350 ml de mel
Confeites coloridos – Não utilizei

Em uma tigela coloque a farinha e faça um buraco no centro. Acrescente os ovos, o açúcar, o sal, as raspas de laranja e limão, o rum e a manteiga. Misture com as mãos até ficar uma massa homogênea que não gruda mais nas mãos. Enrole em um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos. Passado o tempo divida a massa em 6 parte e com cada uma delas faça um rolinho e corte pequenos pedaços. Frite em óleo quente. Fritos eles devem ficar dourados e não muito escuros. Frite todos e reserve. Aqueça o mel em uma frigideira apenas o suficiente para que fique mais líquido. Coloque na frigideira os struffoli fritos e mexa até incorporarem o mel. Acrescente as frutas cristalizadas e os confeites. Mexa mais um pouco. Coloque em um prato e disponha os struffoli em forma cônica. Decore com confeitos.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

3 comentários:

  1. Eu também sou bem avessa a esta coisa toda de Natal, mas esse doce até me animou! ;-)
    Tu não tens alguma receitinha de biscoitos natalinos? Como estou cada vez mais resistente à onda consumista desta época, pensei em partir para o "faça você mesma" e confeccionar alguns para presentear os queridos com açúcar e com afeto. Fica a sugestão!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search