novembro 24, 2010

Red Hot Chilli...Piri-Piri

É grande o número de livros de culinária editados e publicados em Portugal e que chegam até aqui como... Português. Sim, é português, óbvio que é português, mas é diferente. Procure um destes e veja o quanto o vocabulário é diferente: rosmaninho, pimentos, orégãos... e piri-piri.

Piri-Piri que eu li a primeira vez, devido a minha “pseudodislexia”, como piriri.

Piri-piri é a nossa pimenta malagueta, o chili pepper [ou chilli pepper] do inglês, o peperoncino do italiano [ou ainda diavolicchio no sul] e o chile [ou ají] do espanhol. Cientificamente é da família Solanaceae e do gênero Capsicum. Tem gente que adora, outros nem tanto.

Sinceramente não sei como eu gosto, pois era ameaçada constantemente com pimenta pela minha mãe caso falasse palavrão em casa “Vô botar pimenta nesta boca”, gritava ela. Enfim, não houve trauma, até porque sou bem desbocadinha e também gosto de pimenta.

Mas porque este papo apimentado? Porque ontem passei bem rapidinho no Mercado Público e além de amêndoas, nozes, pinoli e baunilha, eu trouxe um pacote de pimentas vermelhas bem lindas por R$ 1,00. Vermelhas, muito vermelhas.

No clima piri-piri deixo esta receita arrabbiata.

Fettuccine com tomates e pimenta vermelha
(Retirado da revista elgourmet.com n. 01)

Ingredientes

500 gramas de fettuccine
01 colher (chá) de pimenta vermelha em flocos
06 colheres (sopa) de molho de tomate
02 dentes de alho picados
02 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal, pimenta do reino moída na hora, salsinha e queijo ralado a gosto.

Em uma frigideira coloque o azeite e doure o alho. Coloque o molho de tomate, mexa e desligue o fogo. Deixe esfriar. Em uma tigela misture as pimentas, a salsinha e o sal, acrescente o refogado de tomate e alho. Misture bem. Cozinhe o fettuccine em bastante água. Depois de pronto (siga a orientação do fabricante), coloque um pouco de azeite de oliva em uma frigideira e frite rapidamente a massa junto ao molho. Sirva imediatamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.