novembro 16, 2010

Namorado, congrio, salmão, sardinha. Nada disso eu sei.

Meu marido adora peixe. Eu definitivamente não sei preparar peixe. Frito eu não faço. Assado nunca fica bom. Grelhado sempre desmancha ou quando não desmancha está sem tempero. Enfim, sou zero à esquerda quando o assunto é peixe, exceto nas moquecas. Ah, as moquecas... Tão saborosas, tão... tão cheias de leite de coco e de azeite de dendê... Nada propício para um dia qualquer da semana. O jeito é fazer um peixinho na panela mesmo, mas sem tanta untuosidade.


A receita abaixo ficou surpreendentemente boa. Te dedico!

Peixe para quem não sabe fazer peixe

Ingredientes:

500 gramas de congrio
Farinha de trigo para empanar
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de 01 limão
01 cebola média
01 dente de alho
½ pimentão verde
½ pimentão amarelo
02 tomates sem pele - Usei ainda 06 tomates cereja cortados ao meio que estavam pedindo clemência na geladeira
Azeitonas verdes a gosto
½ xícara de salsinha picada
02 folhas de louro
02 colheres de azeite de oliva

Tempere os filés de peixe com sal, pimenta do reino e o limão. Deixe descansando por uns 15 minutos. Enquanto isso pique a cebola, o alho, os tomates e os pimentões. Passe os filés pela farinha de trigo. É suficiente uma camada bem fininha de farinha. Em uma frigideira coloque 01 colher de azeite de oliva e espalhe no fundo da panela. Não é para fritar, é apenas para dourar! Coloque os filés e deixe dourar de um lado e depois de outro e retire da frigideira. Coloque a outra colher de azeite de oliva na frigideira e refogue a cebola e o alho. Cuidado para não queimar. Coloque os filés sobre este refogado. Em cima do peixe coloque os tomates, os pimentões, as azeitonas, o louro e a salsinha picada. Acerte o sal. Coloque 100 ml de água. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.




Rend.: 2 porções

4 comentários:

  1. Hummmmmmm!! Este peixe deve estar uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Vera, tu és uma figura! Vamos marcar um almoço qq dias desses. Beijo e obrigada pelos elogios.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre soube...
    "-Carla, hoje o meu marido tá com uma vontade de comer aquela tua feijoada, vou mandar o motoboy aí, em 3 horas, pra buscar!" rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Geordana!!! Saudades infinitas! Gosto mais ainda desta: "Vão lá pra casa da dinda de vocês comer umas coisas boas, vão"..rs. Quem sabe?! Um beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.