novembro 21, 2010

Janta de sexta-feira e uma reflexão sobre a cozinha

Sexta-feira foi a janta do “pessoal do italiano”. Amigos e colegas que estudaram juntos na UFRGS e que, de quando em vez, se encontra para matar a saudade, rir muito e, claro, comer. Aliás, comer muito! Eram vários pratos lindos e saborosos: antipasti, primi e secondi piatti. Tudo no plural. A caponata da Rosângela, o pão da mãe da Paola, o pesto da Isabela, a lasanha da Aline, a massa com gorgonzola da Daniela, o meu timballo, a “torta fredda” da Lizi... Isso o que me lembro, pois tinha mais pratos que agora me fugiram os nomes.

Depois as sobremesas: a compota de pêssegos da Terezinha e a “ambrósia” e o “pra vedere” da Rosângela. Tudo uma delícia.

Agora, aquilo que sempre acontece: todo mundo se reúne na cozinha! Não importa o calor do forno em uso, não importa se a cozinha já está cheia de gente. É na cozinha que todos ficam. E passa daqui, abre uma porta da geladeira, passa de lá, abre a porta de um armário e as pessoas ali, mesmo que não cozinhando, fazendo parte da preparação, seja só elogiando com o famoso “o cheiro está bom” ou ajudando a picar um ingrediente, lavando a louça ou servindo vinho.

O espaço da cozinha é um espaço afetivo, mesmo para quem não cozinha. E é incrível, pois na cozinha só se fala de comida. Dicas, lembranças, narrativas cheias de histórias culinárias. Lembranças do que a mãe ou avó cozinhavam, pratos comidos em viagens, variações de uma mesma receita. É o universo gastronômico dentro de seu espaço físico mais comemorado: a cozinha.



3 comentários:

  1. O Timballo cinematográfico estava muito bom e este post lindo! Comida, cozinha, vinho, afeto e pessoas legais... não tem menu melhor! O blog todo está lindo. bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah, que lindo! Comida é puro afeto, né? Adorei o encontro. Amei a composição das fotos! Se quiser o link com a receita da Penne alla novarese, aqui vai: http://bailenoceu.blogspot.com/2010/02/prato-do-dia-penne-alla-novarese-per-il.html

    beijos e parabéns pelo blog! Está lindo!

    ResponderExcluir
  3. Ai, Carlinha, que post fofo! Tava uma delícia nossa janta, né? Não só pelas comidas maravilhosas, mas, sobretudo, pelas pessoas presentes, todas "deliciosas".
    A receita da minha lasanha tá lá no meu blog:
    http://caraminholasdealine.blogspot.com/2010/05/receita-da-semana-lasanha-cremosa-de.html

    Beijo-beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.