novembro 07, 2010

Esfihas de sábado à noite

Ontem minha irmã veio jantar com a gente e teve que comer um fracassado risoto. Inventei de fazer risoto de shitake e ficou bem ruim, à beira do intragável. Mas tudo bem, já me conformei em ter desperdiçado duas xícaras de arroz arbóreo. Acontece.

O fato é que a Carol já tinha me pedido esfihas e como estava com preguiça ontem, não fiz. Hoje decidi me redimir e coloquei a mão na massa.

Para acompanhar: cerveja Patrícia Porter, uma uruguaia bem saborosa. Perfeita para a noite de sábado.

Esfihas de Carne

Massa

500 gramas de farinha de trigo
01 pacotinho de fermento instantâneo (10 gramas)
01 xícara de água morna
01 ovo
01 colher (sopa) de açúcar
01 colher (chá) de sal
¼ xícara de óleo de girassol

Recheio

400 gramas de carne moída
01 tomate sem sementes picado
01 cebola média picada
01 dente de alho picado bem miudinho
Salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Misture a farinha e o fermento. Acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Amasse bastante e deixe crescer por 1 hora. Enquanto isso prepare o recheio: misture todos os ingredientes e reserve. Eu gosto de rechear a esfiha com a carne crua, por isso não refogo, não cozinho nem nada. Deixo ela “saporindo” com todos os temperos enquanto a massa cresce. Passada a 1 hora de descanso da massa abra as esfihas e recheie. Deixe crescer mais uns 20 minutos. Leve ao forno por 40 minutos. Se desejar pincele com uma gema de ovo para dourá-las.



Rend.: 20 esfihas médias.

Um comentário:

  1. Irmã, parabéns pelo blog! Nossa, você demorou mas fez as minhas esfihas, mas quanfo fez mandou muito bem. rsrsrs É muito reconfortante saber que tenho uma irmã que cozinha tão bem assim.
    Sucesso com seu blog e suas receitas. Beijos *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.