novembro 22, 2010

Dolci di chiare d’uovo – Artusi 633 [Bolo de Claras]

“Se por acaso tiver muitas claras de ovo, com as quais não sabe o que fazer, poderia fazer um doce do seguinte modo, que fica delicioso” - Artusi

E foi bem isso que aconteceu. Consegui juntar durante a semana 09 claras e não sabia qual final digno dar a elas. O que gostaria de fazer mesmo era um
a Pavlova, mas o forno aqui de casa é muito temperamental e não torna meus merengues muito bons.

Fui para a cozinha fazer o que tem cara de dar mais certo. E deu!
É intitulado doce, mas para nosso padrão é um bolo, sutilmente doce. Achei um ótimo acompanhamento para um café preto bem encorpado, passadinho na hora.

Curiosidades: pode-se perceber nas receitas artusianas o grande uso de uvas passas de vários tipos, da mesma maneira o uso de amêndoas que predomina em boa parte das receitas de doces e biscoitos. Outra coisa que chama atenção é o não uso de fermento e sim de bicarbonato de sódio e de cremor de tártaro. O fermento ainda não era usado na Itália e Artusi fala, não me lembro em qual receita, sobre um "pozinho branco" que vem da Alemanha e que pode substituir os outros elementos para fazer crescer a massa dos bolos.



Doce de claras de ovos

Ingredientes


08 ou 09 claras

300 gramas de farinha
150 gramas de açúcar de confeiteiro
150 gramas de manteiga derretida
100 gramas de uva-passa
10 gramas de cremor de tártaro
5 gramas de bicarbonato de sódio
1 pitada de açúcar de baunilha

*Raspas da casca de uma laranja - Como já tinha feito este doce em 2010, lembrei que eu gostaria de ter colocado raspas de laranja na receita. E hoje, 02.12.18, dia que atualizei a foto, também adicionei este toque à receita.


Pré aqueça o forno em 200º C


Unte uma assadeira grande com manteiga e polvilhe com açúcar de confeiteiro e farinha.


Bata as claras em neve bem firme. Junte a elas a farinha e o açúcar peneirados e, com a ajuda de uma espátula de silicone, misture lentamente. Adicione a manteiga derretida. Quando tudo estiver bem homogêneo junte o cremor de tártaro, o bicarbonato de sódio e a pitada de açúcar de baunilha. Misture e adicione as uvas passas. Coloque a massa na forma e distribua delicadamente. O doce deve ter a altura de 4-5 cm. Asse por aproximadamente 25 minutos. Espere esfriar, corte em quadradinhos e polvilhe açúcar de confeiteiro.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.


2 comentários:

  1. Adorei esta, quando faço ambrosia me sobram claras. Na próxima vai sair doce de claras de ovos.

    ResponderExcluir
  2. E depois de oito, quantos ??????
    Sim, OITO ANOS depois, fiz o "bolo" e ficou uma delicia!!!!
    Recomendadíssimo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search