novembro 17, 2010

Crumble de peras e uma combinação

Muita gente tem me perguntado por que eu não coloco receitas todos os dias no blog. A resposta é simples: cada post demanda um bom tempo no meu dia e, infelizmente, não posso me dar ao luxo e me dedicar mais ainda ao Cucina Artusiana. Tenho um TCC para entregar em um mês, trabalhos de outras disciplinas, traduções e um projeto de pós para pensar. Além do mais, este blog não pretende ser somente um receitário, mas sim um espaço para tratar de linguística, Artusi e língua italiana, léxico culinário e gastronomia. Não é à toa que a descrição do blog é “tra la penna e le pentole” (entre a caneta e as panelas). Ou seja, sou uma acadêmica que gosta de cozinhar e decidiu, prazerosamente, juntar as duas coisas.

Pensando nisso, decidi postar receitas três vezes por semana: segundas, quartas e sextas-feiras. Assim vocês já sabem que lá pelo meio desses dias o blog estará atualizado com receitas bem legais, muito melhor pesquisadas e preparadas. Receitas com “contchiúdo”. Nos outros dias, se possível, posto algo relacionado às outras áreas das quais me interesso e que tenho estudado. Ok?!

Agora vamos falar de coisas doces e gostosas e perfumadas e simples: crumble de peras.

A cozinha aqui de casa é super iluminada. Pega o sol direto da tarde e, com estes calores que tem feito por aqui, qualquer fruta que está na fruteira de bobeira amadurece em questão de horas. E foi isso que aconteceu com 03 peras que compramos no domingo. Hoje elas já estavam muito maduras. Foi aí que lembrei deste doce que li há algum tempo no blog inspirador da Patrícia Scarpin. Sempre sem erro!




Crumble de Peras

Ingredientes:

03 peras maduras
¼ xícara de açúcar
¼ xícara de água
01 colher (chá) de essência de baunilha
Suco de 1 limão – usei siciliano que também estava bem maduro
½ colher (chá) de canela em pó
02 anises estrelados
¼ xícara de manteiga sem sal gelada
¼ xícara de açúcar refinado
100 gramas de farinha de trigo

Descasque as peras, retire as sementes e os cabinhos. Corte em cubos pequenos. Coloque em uma panela junto com o açúcar, a água, o suco de limão, a canela, a essência de baunilha e os anises. Mexa e deixe cozinhar por uns 8 minutos. Retire do fogo e coloque em um prato refratário ou potinhos que possam ir ao forno.

Pré aqueça o forno a 200º C

Faça a farofa: junte a farinha e o açúcar e acrescente a manteiga em pedaços. Vá mexendo com as pontas dos dedos até formar uma farofa granulada. Coloque esta farofa em cima das peras e leve ao forno por 30 minutos. Deixe esfriar e sirva.

Atenção: se as peras estiverem muito maduras, talvez seja necessário reduzir a quantidade do açúcar. Acabei de provar um pedaço e achei um tanto doce demais. Fica a dica.


Rend.: uma porção média ou duas pequenas.

3 comentários:

  1. Bah! Esta receita aí é de dar água na boca e deperta uma fome daquelas. Ainda bem que moro em Gravataí, qualquer dia em caio de paraquedas na casa da blogueira..he he he Esta guria vai longe!! Carla, eu leio o teu blog todos os dias. Abração :)

    ResponderExcluir
  2. Carla, parabéns pelo blog filha. Muito legal, receitas muito deliciosas e fotos lindas, me sinto previlegiada em poder degustar algumas gostosuras que você faz. rsrsrs
    Parabéns e muito sucesso com seu blog. Beijos da família.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que não posso degustar todas estas receitas´. Que dó!! Bjs, ;(

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.