novembro 26, 2010

40 biscoitos frustrantes

Eu sou meio chatinha para livros de culinária. Já foi o tempo que comprava qualquer coisa que remetesse ao tema. Hoje sou mais seletiva e leio muito antes de comprar algum título, primeiro porque são livros caros e segundo porque ocupam muito espaço .

O livro do qual tirei esta receita eu ganhei. Gosto muito do texto da autora, principalmente da primeira parte do livro onde ela explica alguns termos essenciais para entender a culinária italiana. Ela explica de maneira simples alguns procedimentos, alguns ingredientes, tipos de massas etc. Porém, é a segunda receita que faço deste livro e a segunda decepção. Sigo rigorosamente a receita e o resultado é aquém do previsto e desejável.

Sinceramente, não sei o que acontece.

Mesmo assim decidi postar ela aqui e se alguém tentar e obtiver sucesso me avise. Gostaria de saber se o problema é comigo ou com o livro.

Calabresi – Biscoitinhos de Amêndoa e Limão
(Do livro Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica, de Marcella Hazan)

Ingredientes

115 gramas de amêndoas sem pele*
½ xícara de açúcar cristal
02 gemas
02 xícaras de farinha de trigo peneirada
Sal a gosto
Casca de 01 limão – usei siciliano
¼ xícara de suco de limão espremido na hora e coado
Manteiga para untar a forma
01 ovo ligeiramente batido com 1 colher de água para pincelar

Pré aqueça o forno a 200º C.

Triture as amêndoas com o açúcar. Você pode usar um processador ou, como eu, o liquidificador, mas cuidado para não triturar demais. Coloque esta mistura em uma tigela e acrescente os outros ingredientes. Amasse por 10 minutos até ficar uma massa bem homogênea. Unte uma assadeira grande. Polvilhe com farinha a área que você vai trabalhar. Com um rolo abra a massa com aproximadamente 0,5cm de espessura, corte com um molde redondo ou com um copo de 05 cm de diâmetro. Coloque no forno por 20 minutos. Deixe esfriar e guarde em uma caixa ou lata.


* Para retirar fácil a pele das amêndoas: ferva 1 litro de água e coloque as amêndoas por 2 minutos. Enquanto isso molhe com água fria um pano limpo. Retire as amêndoas da água quente direto para este pano. Faça uma trouxinha e vá esfregando as amêndoas até sair a pele de todas.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.


Um comentário:

  1. Hummm! Que gostosuraaaa, hein? É uma pena que não caí um deste aqui em casa bem na hora do meu café, chá ou lanche...he he he Bjs, Carla

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search