outubro 20, 2010

A ciência de Artusi

Estou escolhendo a receita que abrirá oficialmente a categoria Artusiana deste blog e tenho me divertido com a leitura do livro La Scienza in Cucina de onde tirarei inspiração para escrever aqui.

O título do livro já adianta para que veio: A ciência na cozinha e a arte de comer bem.

Ciência! Sim, ciência. Mas estamos falando em ciência de 1890-1910, não da ciência contemporânea em que Ferran Adrià baseia a sua gastronomia molecular para criar texturas e sabores impensáveis.

A ciência de Artusi tem a preocupação com a nutrição e a saúde e isto é expresso nos comentários das receitas e no apêndice “Cozinha para os estômagos delicados”.

A receita n. 1 é “Caldo” e no final dela escreve:
"O caldo foi considerado por muito tempo como um ótimo e homogêneo alimento para dar vigor às forças, mas agora os médicos difundem que ele não alimenta e serve para produzir no estômago os sucos gástricos. Eu,não sendo juiz competente nesta matéria, deixarei a eles a responsabilidade desta nova teoria que bem parece repugnar ao bom senso"

A receita n. 2 é Caldo para doentes!!!

Ok, ok. Pode parecer que o livro é um compêndio médico, mas não é. Juro. A leitura é ótima, divertida e as receitas são, na sua grande maioria, fáceis.

Caldos, geleias, molhos, massas (100 receitas!!!) , entradas, pratos frios e muitos mais.

Além da ciência ele fala na arte de comer bem e é aqui que pretendo me deter... agora só não sei por onde começar.



Pellegrino Artusi - Forlimpopoli - 2012
Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search