outubro 12, 2010

Burro! Burro! Burro!

Descobri faz pouco tempo que quem gosta de linguística e tradução pode se divertir com alguns “brinquedinhos”. São ferramentas que fazem uma “varredura” em textos escolhidos e apresentam relatórios que são utilizados para verificar concordância, léxico, relevância etc. Semana passada fiz um curso rápido sobre Linguística de Corpus e aprendi a usar algumas delas e estou adorando, pois são muito interessantes e super válidas para o trabalho de tradução.

Hoje usei o Textquim para verificar o número de palavras no livro La Scienza in Cucina e ver quais as que aparecem mais.

Para a minha surpresa o ingrediente que é mencionado mais vezes no texto de Artusi é burro (manteiga) com 866 ocorrências. Logo, o título do post não é um xingamento, mas felicidade, pois eu que gosto muito de leite e seus derivados já fiquei bem feliz e já vi que, se vou usar muito do Artusi aqui, vou ter que aumentar meu estoque de manteiga.



Para quem ficou curioso fiz uma lista dos 10+

1. – 866 burro (manteiga)

2. – 673 acqua (água)

3. – 632 zucchero (açúcar)

4. – 533 sale (sal)

5. – 479 farina (farinha)

6. – 446 latte (leite)

7. – 407 uova (ovos)

8. – 381 pepe (pimenta)

9. – 334 olio (óleo)

10. – 330 carne (carne)

Fonte da imagem: http://www.odealvino.com/wp-content/uploads/2010/05/burro.jpg

Um comentário:

  1. Lembrei do filme Julie & Julia, no qual a personagem diz que se o mundo fosse acabar ela ficaria comendo só manteiga... :-)
    Tu já experimentou a Président? Claro que é cara, porque é importada e tal... Mas é perfeita! Vende no Bourbon e no Carrefour. Experimenta e depois me diz.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.